Como ter mais seguidores no instagram?

14:30



Para quem me acompanha no instagram @blogaromadecachos sabe que recentemente alcancei 20k de seguidores e sim fiquei e estou muito feliz, inclusive agradeço a todos que me acompanham por lá.

Sempre recebo várias perguntas no direct no Instagram sobre "como fiz para ter tantos seguidores?" e geralmente as pessoas esperam uma resposta "mágica" que faz com que o numero de seguidores aumente da noite pro dia, sabe?
Para quem usa o instagram sem a finalidade "profissional", só como um hobbie eu até entendo. Porém para quem procurar usar o Instagram como blog, instagrammer, para a própria loja ou uso comercial, algumas dicas são fundamentais e essenciais para que o insta cresça de forma gradativa e que realmente conquiste um público fiel.

Possuo o meu Instagram há 2 anos e foi um processo longo e demorado até eu alcançar o número de hoje (que pra mim é muito kk), porém reparei que algumas dicas durante esse tempo deram muito certo e que realmente tive um retorno e com isso reuni essas dicas para compartilhar com vocês:

1 - Não pense só nos números
Uma das coisas que mais atrapalha no crescimento do seu instagram é você só pensar em números. Lembre que cada número é uma pessoa que te seguiu ou te segue por algum motivo, seja ele por causa do conteúdo, das fotos, dos stories ou mesmo só por seguir. Entretanto se você só focar nos números em si, pode te "limitar" no quesito de não conseguir produzir um bom conteúdo e até mesmo te desanimar.

2 - Tenha um nicho específico
Na minha opinião ter um nicho específico "facilita" porque você fica mais focado e sabe exatamente o tipo de conteúdo que quer publicar. Ao mesmo tempo ter um nicho específico pode ter abrir um leque de possibilidades para incluir outros assuntos que você gosta. 
Por exemplo: Beleza (Cabelo, maquiagem, look, acessórios, dicas, cuidados e afins). Nas ramificações de "Beleza" você pode focar em um tema especifico, como também pode explorar outros temas que casam com o seu nicho. 

3 - Use hashtags
Algo que acompanha o instagram desde que se tornou popular, são as hashtags. Através do uso das # você pode alcançar mais pessoas que se interessam pelo mesmo assunto que você publica. Além disso não só use, mas também interaja curtindo e comentando as fotos que você mais gosta.

4 - Se organize
Uma das dicas que mais me ajuda em relação as publicações. Nessa dica em especial organize a quantidade de publicações e os horários. No perfil comercial do instagram ele sugere qual o melhor horário para publicar. Por exemplo você pode publicar 2 vezes ao dia no horário da manhã e tarde ou tarde e noite, ou 3 vezes ao dia, ou 1 vez... Enfim, é importante manter uma "constância" nas postagens.

5 - Conteúdo é essencial
Depois que você definiu o seu nicho, tire um dia (sugestão) para criar o conteúdo que você vai publicar. Para ressaltar, no instagram e dependendo do seu nicho, o público costuma optar evitar textos muito grandes. Com isso, seja direto e objetivo. Claro que não estou falando para você escrever 3 linhas e só. Estou dizendo para não ser muito extenso, escreva o essencial e adicione algo que estimule o leitor a interagir com a foto ou com a legenda. Por exemplo: Me diga a sua opinião... Você faria/usaria... Qual a sua experiência... Sugestão... 
Acho que você entendeu onde quero chegar não é mesmo?

6 - Qualidade das fotos
É a primeira impressão que você passa, mesmo que você use o seu celular para tirar as fotos. Há vários recursos que ajudam a melhorar a qualidade. Como também editores que deixam a foto do jeito que a gente gosta. Os que mais uso são: Facetune, AirBrush, VSCO e MakeupPlus.

7 - Se inspire
Se inspire para criar conteúdo de texto e imagem. Eu sei que acontece de bater aquele bloqueio, mas as vezes algo de diferente que você faz ou um lugar diferente que você vai, te ajuda de alguma forma. Além disso busque referências de blogs e instablogs com um conteúdo do mesmo nicho (não estou falando de plágio ou algo do tipo), pode te ajudar a criar um conteúdo que você ainda não tinha pensado.

8 - Use o stories
Para quem não sabe o stories é visível para todos, não exclusivamente dos seus seguidores. Algo que reparei que aumenta o engajamento é usar o stories para passar uma dica bacana, compartilhar o que você está fazendo, ou algum lugar diferente que você está/foi. Além disso, use e abuse dos recursos que o stories proporciona, os filtros, emojis, textos e afins. Para deixar o stories mais descontraído e com o seu toque pessoal.

9 - Faça lives
Eu morria de vergonha só de pensar em fazer live, mas acreditem depois que o instagram implantou essa função é por onde mais tem aumentado o meu engajamento e como, novamente, também é visível para todos, não exclusivamente dos seus seguidores, mais pessoas te conhecem e consequentemente conhecem o seu instagram.

10 - Dica extra
Feed. Algo que muitos perfis estão fazendo é ter um "feed organizado" seja seguindo uma tabela de cores ou seguindo um padrão de publicação. Como disse acima a qualidade das fotos é a primeira impressão que você passa, como também o feed. Se uma pessoa gostar da sua foto, ela vai clicar no seu perfil para conferir outras fotos e, consequentemente, se identificar ou não com o seu feed.
Há vários aplicativos com a finalidade de ajudar na organização, como o Unum, preview, feed master e outros.
Entretanto e pessoalmente não consigo seguir um feed muito organizado, mas tento ponderar nas publicações e sequência de fotos de forma que não fique tão massante ou desleixado e que as cores casem, além de ficar do meu gosto. 

Se você estava esperando uma formula já pronta para alcançar mais seguidores da noite pro dia, sinto decepcioná-lo, mas garanto que com essas dicas e com dedicação você terá mais seguidores e engajamento, seja qual for a finalidade do seu instagram.

Até mais!

Confira também

17 comentários

Último video

#aromadecachos