O meu cabelo possui mais de um tipo de cacho, o que fazer?

janeiro 25, 2017


Algo que notei depois de assumir meu cabelo natural é que ele possui mais de uma textura. Se você como eu possui mais de um tipo de cacho continue lendo o post que acredito que vai ser identificar.

Antes de falar mais sobre este assunto vou explicar pra vocês como descobri essas texturas no meu cabelo.
Após fazer o big chop, o meu cabelo levou um tempo para se "acostumar" com a nova forma. Reparei que ele estava mais áspero, mais frizado que o normal e embaraçava muito facilmente, com isso montei um cronograma capilar de acordo com o seu estado para deixá-lo saudável (para saber como montar um cronograma ideal para o seu cabelo, clique aqui.).

Após mais ou menos dois meses de muito cuidado, ele respondeu ao tratamento ficando mais macio, brilhoso, forte, maleável e pude identificar melhor algumas pontinhas que ainda eram lisas, duplas ou com nós de fada e assim o cabelo foi ficando mais definido.

Depois de saudável fiquei curiosa em relação ao seu tipo de cacho.
Em julho de 2016 ele estava assim (fiz o big chop em maio do mesmo ano):
Através dessa foto notei e comprovei a existência do tipo 3 B e C.
Até gravei um video falando e mostrando melhor sobre as texturas no meu cabelo.

O seu cabelo possui mais de um tipo de cacho?
Antes de mais nada, não se apavore ao se deparar com o cabelo de mais de uma textura, é super normal principalmente se você tem o cabelo cacheado/crespo.

- O primeiro passo é comparar a curvatura do seu fio, mas com as tabelas de tipos de cabelo e não com o cabelo de outra pessoa. Por que por mais que o cabelo da "fulana" se pareça com o seu, pode não ser o mesmo tipo de cacho ou os cuidados que a pessoa tem podem não fazer o mesmo efeito ou ter um resultado tão bom quanto você esperava.

- No segundo passo é testar produtos e quantidades. Infelizmente não tem como saber se um produto é realmente bom para o seu tipo de cabelo sem testá-lo. Já aconteceu comigo de usar um produto para o meu tipo de cabelo e o resultado não ficar tão bom quanto outro que não era indicado para a minha curvatura. As quantidades são uma parte fundamental, pois podem variar de acordo com o tipo do seu cabelo, por exemplo no meu caso uso mais quantidade de produto onde os cachos são mais fechados e menos onde são mais abertos para que todo o cabelo não fique pesado.

- Adapte os produtos que você tem mesmo que não sejam indicados para a sua curvatura, como aquela máscara que pode servir como base para alguma receita caseira, ou aquele creme de pentear combinado com algum óleo vegetal, gel, que pode servir como um revitalizador no dia seguinte.

- Teste novas finalizações ou adapte a finalização para cada tipo de textura que você tem. Se você por acaso tem dois tipos ou mais, finalize alternando a fitagem com o uso de pente de dentes largos ou com os dedos, experiente usar a camisa de algodão, o método plopping ou até mesmo o secador.

- Lembre-se que o cronograma capilar é de acordo com o estado que o cabelo apresenta e cada um possui uma necessidade diferente, então sempre avalie o que o seu cabelo precisa e como está e não o seu tipo de curvatura ou textura.

- Além de testar novos produtos ou formas de cuidar das texturas, também tenha paciência com o que fica bom ou não no seu cabelo, porque existirão produtos que você vai amar no primeiro uso, terão aqueles que serão meio termo, mas você consegue encontrar ou adaptar uma forma de usá-los, como também haverá produtos que não ficarão bons no cabelo de nenhum jeito. 

- Não se preocupe e nem fique chateada quando o seu cabelo não ficar do jeito que você queria que ele estivesse, mesmo com as mil formas de cuidar ou de finalizar, não tem como evitar aqueles dias em que ele fica do jeito que quer.

- Lembre-se que o seu cabelo é único e que por mais que ele tenha um tipo de cacho ou uma certa textura, só você pode cuidá-lo da forma em que ele fique do jeitinho que te faz feliz.

Estas foram as minhas dicas de hoje, espero que tenha ajudado ou esclarecido de alguma forma. Nesse meio tempo em que estou de cabelo natural venho adaptando o que fica melhor no meu cabelo, então espero que possa ter ajudado de alguma forma.
Se você possui mais de uma textura e tem alguma dica ou truque que funciona super com você, compartilhe nos comentários.
Até mais!

Poderá gostar também

0 comentários