Vamos falar mais sobre o Cronograma Capilar?

setembro 14, 2016





O post de hoje eu pensei em abordar mais sobre o cronograma em si e suas etapas. Além disso existem diversos cronogramas e muitas pessoas não sabem o por quê de serem tão variados, então vamos esclarecer algumas coisas.

Primeiro: O que é o Cronograma Capilar?
Na verdade é como o próprio nome diz, você programa toda lavagem do seu cabelo para recuperar toda a massa e nutrientes que os fios perdem diariamente. Apenas realizar a hidratação sempre, não vai repor o que o cabelo perde ou precisa, além disso o cuidado tem que ser diário, desde da lavagem, na finalização e secagem, para minimizar os danos, proteger os fios e garantir um cabelo saudável.

Segundo: Como seguir um cronograma capilar?
Como citei acima existem vários cronogramas e até o oficial, mas cada cabelo apresenta um estado e uma necessidade diferente, então é necessário avaliar o que o seu cabelo precisa e como está. 
Por exemplo: Ele está quebrando quando penteia ou passa a mão? Está poroso? Com muitas pontas duplas? Está fraco? Está ressecado? Com muito frizz? 

O mesmo cabelo pode apresentar mais de uma condição, se por exemplo ele está em um estado apenas seco e você usar uma máscara reconstrutora, o resultado não será nada satisfatório.

Você mesmo pode avaliar o seu cabelo através do toque, aspecto, visual ou ir a algum salão de confiança para que um profissional te diga o que o seu cabelo precisa, após isso poderá montar o seu cronograma capilar.

Terceiro: Com o cabelo avaliado vamos montar sua tabela do cronograma capilar:
- Cabelo normal ou seco:
1º Semama: Hidratação | Nutrição
2º Semana: Hidratação | Hidratação
3º Semana: Hidratação | Reconstrução
4º Semana: Hidratação | Nutrição
Lavando o cabelo 2x na semana*

Cabelos Normais ou Secos:
O fato do cabelo estar seco, já indica a falta de água em sua estrutura. Use máscaras que tem a água como o principal em sua composição.
Para cabelos normais o indicado é a manutenção para que continuem saudáveis. A principal aposta são as máscaras hidratantes e nutritivas.

- Cabelo oleoso ou misto:
1º Semama: Hidratação | Umectação | Hidratação
2º Semana: Hidratação |Hidratação | Nutrição
3º Semana: Hidratação | Hidratação | Hidratação
4º Semana: Hidratação | Reconstrução | Hidratação
Lavando o cabelo 3x na semana*

Cabelos Oleosos:
Pelo o cabelo já ser oleoso, o que ele menos precisa é mais óleo, então opte sempre pela Hidratação do que a Nutrição, já que grande parte das máscaras nutritivas são compostas por óleos. 

Contudo existem alguns óleos vegetais que ajudam na micro circulação contribuindo na redução da oleosidade excessiva. Caso você goste de usar óleos ou queira experimentar, vale a pena dar uma pesquisada e anotar os que tem esta função.

- Cabelo ressecado ou quebradiço:
1º Semana: Hidratação | Reconstrução
2º Semana: Hidratação | Nutrição
3º Semana: Hidratação| Reconstrução
4º Semana: Hidratação | Nutrição
Lavando o cabelo 2x na semana!*

Cabelos Ressecados ou Quebradiços:
É um tipo de cabelo que precisa de muita reconstrução para repor a massa capilar perdida por conta de "agressões" provenientes de processos químicos (como tintura, descoloração, progressiva, relaxamento e etc) ou o uso do calor excessivo e sem proteção.
As quantidades de lavagem acima vai de acordo com o que o seu cabelo precisa e pela condição em que ele apresenta, mas não necessariamente você precisa seguir essas quantidades pela semana, mesmo que o cronograma seja capilar adeque ele a sua rotina para que não deixe de cuidar do seu cabelo, mesmo que não tenha tanto tempo disponível.
Depois de seguir um mês de cronograma, avalie novamente o seu cabelo e veja como ele está para montar o cronograma do próximo mês.

Quarto: Por que não seguir o mesmo cronograma no mês seguinte?
É como o velho ditado diz, nada em excesso faz bem. Nutrição em excesso deixa o cabelo mais oleoso e pesado e a reconstrução em excesso deixa o cabelo rígido e opaco. Entretanto, aparentemente a hidratação não causa esses "efeitos colaterais" pelo uso frequente.
Além disso o cronograma de um mês de cuidados tem o objetivo de tornar o seu cabelo saudável e recupera-lo de quaisquer danos ou condição anterior. Entretanto após avaliar o seu cabelo novamente, você pode identificar que ele ainda não está 100% e intensificar ou acrescentar os cuidados, como também pode notar que ele está saudável e montar um cronograma para manter assim e por ai vai.

Sou uma super adepta do cronograma, pois ele é válido para todos os tipos de cabelo tanto cacheado, liso, crespo, quimicamente tratado, descolorido, então não se acanhe e use e abuse do cronograma capilar.
Espero ter esclarecido suas dúvidas, tentei me expressar e explicar da melhor forma possível, caso tenha alguma dúvida fique a vontade para perguntar abaixo. 
Até mais!

Posts recomendados:
Cabelo Poroso
Detox Capilar
A Proteína no cabelo
Dicas básicas para ter um cabelo saudável
Monte sua própria receita caseira
Saiba mais sobre a estrutura do cabelo
Cuidados caseiros para controlar a queda de cabelo

Poderá gostar também

0 comentários