Lavagem para cada tipo de cabelo

13:30



Já  fiz um post falando sobre o Cronograma capilar para cada tipo de cabelo e como montar o seu (se quiser conferir, clique aqui). Para cada tipo ou condição do cabelo também há um certo tipo de lavagem para os fios.
Posso falar por experiência que meu cabelo se tornou bem oleoso durante o tempo em que era liso pela química de transformação e percebi que a forma e a frequência com que o lavava contribuía para que a oleosidade pesasse no meu cabelo, o que também me causava muita caspa e espinha já que minha pele também é oleosa. Depois que passei a ter cuidados durante a lavagem todos esses problemas se resolveram e hoje já natural ele está mais saudável do que antes.

Além disso reuni mais algumas dicas e informações para todos os tipos de cabelo.

Tipos e condições:
Cabelos normais
O ideal para lavar é de 2 em 2 dias, pois a raiz não fica oleosa tão rápido. Para mante-lo hidratado e nutrido sem deixar os fios pesados é indicado shampoos que sejam translúcidos (perolado).
Em relação aos shampoos transparentes, eles costumam ressecar mais pelo seu alto poder limpante, então para que o cabelo não sofra danos pelo o uso contínuo deste shampoo é sempre bom alternar entre um e outro.

Cabelos ressecados / secos
Lavar de 2 a 3 vezes na semana é mais do que suficiente.
Geralmente a raiz demora a ficar oleosa e as pontas são bem secas. Você pode intercalar em mais de tipo de shampoo, como um shampoo hidratante (leitoso), shampoos nutritivos (translúcidos) e shampoos de limpeza profunda (transparentes).

Cabelos oleosos / mistos
É importante lavar o cabelo com água morna ou fria, pois a água quente aumenta a oleosidade dos fios. Não é ideal lavá-lo todo o dia, no minimo um dia sim, dia não. Um bom shampoo para usar é o transparente que não deixa os fios pesados e limpam melhor o cabelo. Há casos em que o cabelo apresenta pontas secas, nesta circunstância você pode passar um reparador de pontas ou óleo de coco vegetal antes da lavagem para protege-las.
Quando falamos de lavar o cabelo não apenas inclui a quantidade e o shampoo, mas também a máscara e condicionador também para cada tipo de cabelo, então vamos a eles:

Cabelos normais
Geralmente não precisa de tanta hidratação como os outros, então use uma máscara no minimo de 1 a 2 vezes na semana, pois diariamente o cabelo perde água e proteína e a melhor forma de prevenir danos futuros é usando uma máscara específica.

Cabelos ressecados / secos
É necessário bastante cuidado com este tipo de cabelo, pois geralmente ele é consequência de química ou pinturas frequentes e a melhor maneira de melhorar o aspecto do fio é utilizar uma máscara em toda lavagem e sempre usar o condicionador para selar as cutículas do fio. 

Cabelos oleosos / mistos
É muito importante usar a mascara e o condicionador neste tipo de cabelo, pois geralmente as pontas são sempre mais secas. Algumas pessoas dispensam o uso dos dois, pois dizem que o cabelo fica mais oleoso ou mais pesado quando na verdade estão aplicando da forma errada, a máscara e o condicionador são usados apenas no comprimento do cabelo e não na raiz.

Na aplicação da máscara:
- A melhor forma de aplicar a hidratação é mecha por mecha, no sentido da nuca para a parte frontal, sempre enluvando, de cima para baixo, assim o produto irá penetrar melhor.
- Para cabelos normais a secos, o produto deve ser aplicado entre  dois a quatro dedos de distância da raiz.
- Para cabelos mistos e oleosos, do meio do cabelo até as pontas.

Dicas importantes:
- Se for secar o fio usando alguma fonte de calor sempre use antes um leave-in ou algum produto com proteção térmica, pois é essencial para manter o fio saudável e prevenir de danos provenientes do calor.
- O shampoos de limpeza profunda por ressecarem bastante os fios, são recomendados usar de 15 em 15 dias.
- É importante sempre alterar o tipo de tratamento em seu cabelo (hidratante/ nutritiva/ reconstrutora) mesmo que hidrate apenas uma vez na semana.
- É sempre bom reforçar o uso da máscara antes do condicionador, pois o condicionador tem a função de fechar as escamas do fio, assim mantém a hidratação no cabelo por mais tempo.

Depois que comecei a lavar meu cabelo da forma e da quantidade correta eu consegui recuperá-lo da condição em que estava e tratá-lo para que se tornasse saudável. É muito importante analisar como o cabelo está e como ele ficou após os novos cuidados e se os tratamentos trouxeram o resultado que você esperava e como os fios responderam. Falando assim parece complicado, mas na verdade é bem simples, ninguém conhece nosso cabelo melhor do que nós mesmas e é muito gratificante ver que o tempo que você tirou para cuidar do cabelo em meio a sua rotina valeram a pena.
Espero que tenha gostado do post e qualquer dúvida ou sugestão fique a vontade para comentar.
Até logo!

Confira também

0 comentários

Último video

#aromadecachos