29 janeiro 2016

Cuidando de cachos infantis


É uma das dúvidas que mais recebo das mães que acompanham o blog, como cuidar os cachinhos do meu filho/filha? Pode usar isso e aquilo? Faço hidratação e que produtos uso? Para sanar essas questões vou explicar e tirar as dúvidas sobre este assunto.

Para começar os cabelos das crianças cacheadas e crespas, tendem a ser mais secos e grossos, principalmente sem os cuidados referentes ao seu tipo de cabelo. Antes de procurar por produtos, identifique o tipo de cacho do seu filho/filha para obter melhores resultados.

Algumas dicas que usamos e podemos aplicar ao cuidado do cabelo da criança:
- Não pentear a seco.
- Dê preferência a pente de dentes largos e/ou de madeira.
- Revitalizar no day after.
- Hidratação.
- Receita caseira.
- Low Poo, para quem segue.
- Não lavar todo o dia.

Dicas essenciais:
Use produtos infantis e para cabelo cacheado, as linhas de crianças costumam ter menor quantidade de substâncias ou nenhuma como sulfato, corantes, parabenos entre outros. Como na dica acima você pode fazer o uso da técnica low poo, pois não contem esses componentes.

Como no seu cabelo, não lave o cabelo da criança todo o dia. A oleosidade natural não se distribuir por todos os caracóis e o excesso de shampoo retira essa oleosidade e como consequência o cabelo irá ressecar mais rápido. 

Hidratar é fundamental. Monte um cronograma para o seu filho/filha. A frequência vai de acordo com a necessidade do cabelo, mas uma vez por semana já é um ótimo começo. Faça o uso de mascaras infantis ou receitas naturais (tenho várias receitas aqui no blog). Acrescento que a umectação com óleos vegetais também é muito indicada.
Nota: Os cabelos infantis são virgens, por isso não há necessidade de fazer reconstruções, apenas no caso de sofrer com fatores externos mais frequentes como o secador, chapinha, água quente, shampoo "normal" e química.  
A forma de pentear não foge muito do comum ou do indicado para os cabelos cacheados, você pode desembaraçar quando estiver aplicando a mascara, o condicionador ou o creme de pentear, o importante é não pentear a seco e sempre que precisar revitalizar. Para pentear use os dedos ou pente de dentes largos, sempre começando das pontas a raíz para evitar quebra e puxões no cabelo.

É sempre melhor deixa secar naturalmente, mas se quiser acelerar o processo use uma camisa de algodão ou uma toalha de microfibra e aperte o cabelo de baixo para cima, além de ajudar a secar também estimula os cachinhos.

Para manter os cachinhos saudáveis e bonitos corte as pontas regularmente. Além disso opte pelo corte em camadas que valoriza bastante os cachos, não aconselho cortes retos. Procure um profissional da área e/ou de confiança.

Algumas marcas de produtos infantis: Johnson’s Baby, Natura, Kanechom Kids, Huggies Turma da Mônica, entre outros.

Seguindo todos esse cuidados e ensinando aos pequenos que seus cachinhos são lindos da forma que são tenho certeza que haverão no futuro muitas mulheres e homens bem empoderados em relação ao seu cabelo e sua essência. Plante amor para colher amor.

Procurei responder e passar informação em cima das perguntas que recebo, se você tem alguma dúvida sobre o que falei ou sobre o que não falei deixe aqui nos comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...