22 outubro 2015

Água quente ou fria?


Uma dúvida que sempre me foi frequente, principalmente ao lavar ao cabelo, é qual a diferença de lavar o cabelo em água quente ou fria? Por muito tempo não acreditava que existia uma real disparidade, para saber mais sobre o assunto eu pesquisei bastante e vim trazer algumas informações úteis em relação a esse tema.

A principal característica é que a água quente abre as cutículas, enquanto que a água fria fecha. Então é indicado usar a água quente com a finalidade de limpar o couro cabeludo, porém o cabelo irá ficar ressecado, por isso é importante fechar as cutículas com a água fria para manter a hidratação e reter a umidade nos fios.

Além disso tem outros pontos que valem a pena ressaltar:

Água fria
- Sela a cutícula do cabelo que lhe permite reter a umidade necessária.
- Proporciona brilho.
- A água fria pode reduzir o volume no cabelo.
- Evita a caspa, já que mantém a oleosidade natural do couro cabeludo.
- A cor dura mais tempo em cabelo tingidos.
- Estimula o crescimento e a hidratação natural no couro cabeludo.

Água quente
- Ótimo para retirar produto acumulado e sujeira.
- Pode causar porosidade no cabelo, abrindo a cutícula, portanto, enfraquecendo cabelos quimicamente tratados mais rapidamente.
- Causa frizz e retira a cada lavagem a umidade necessária.
- Pode causar queda. Principalmente se o fio já contém algum tipo de química.
- Os fios ficam mais embaraçados do que o usual, pois faz com que os fios inchem.

Claro que não estou falando para você tomar banho frio se não gosta, mas experimente lavar o cabelo com a água fria, por exemplo usando o chuveirinho ou no tanque, particularmente eu lavo meu cabelo a parte, no chuveiro mesmo, inclino minha cabeça (não muito baixo, mas o suficiente para lavar bem o cabelo e não me molhar) e lavo na água fria. 

Enfim, gosto muito de pesquisar e saber mais sobre esse tipo de informação para ter uma atenção maior nos cuidados com meu cabelo. Espero que tenham gostado do post de hoje e para dúvidas, sugestões e outros assuntos, comente aqui abaixo ou nas redes sociais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...