Maus hábitos que danificam o cabelo

18:08



Se está buscando um cabelo e couro cabeludo saudável então prevenir cabelos danificados deve ser um dos seus principais objetivos.
Além dos produtos que prometem recuperar o cabelo você também pode evitar maus hábitos que impedem o crescimento e o desenvolvimento natural dos fios.

Confira:

1 - Calor

Algo bem comum, porém muito prejudicial para os fios. O uso contínuo do calor de secadores, chapinha, babyliss e afins podem facilmente causar grandes danos ao cabelo e diferentes tipos causam diferentes danos, mas todos com a mesma intensidade.
Por exemplo no caso da chapinha os danos se concentram nas pontas do cabelo e ao usar com o cabelo molhado ocorre aquele barulho que são as "explosões de vapor" que é quando as cutículas borbulham, formando bolhas que podem ser vistas com uma lupa.
Ambos os tipos de danos causados pelo calor causam pontas duplas no cabelo e a quebra ocorre mais frequentemente.
Evitar a secagem do cabelo com calor é altamente recomendável para manter o cabelo saudável, se possível seque naturalmente ou utilize o auxilio de ar frio.
Use secadores de cabelo em emergências, procure fazer uma hidratação mais caprichada para recuperar a umidade natural dos fios e não esqueça de usar spray de cabelo protetor de calor, ele ajuda a minimizar os danos protegendo os fios e mantendo a umidade.

2 - Químicas

Não é novidade o fato da química proveniente de tinturas e alisamentos em geral acarretar danos ao cabelo, mas bombardear o cabelo com o uso pode ocasionar o acumulo que facilmente tira os seus óleos naturais e o uso de muitos produtos químicos podem dar toneladas de fios de cabelo seco por excesso de revestimento da cutícula sufocando o cabelo, isso impede que ele receba a hidratação.  
Então, tente manter os processos químicos mínimos, e quando fazer não esqueça de tomar todas as medidas preventivas necessárias alguns dias antes de você ou seu cabeleireiro começarem a utilizar os produtos químicos.
Tratamentos como pré-shampoo, máscaras de proteção do couro cabeludo entre outros podem ajudar e se você vai a um salão de cabeleireiro tenha a certeza que eles sabem sobre os seus tratamentos de cabelo anteriores, mesmo os que não funcionaram, pois ainda pode restar danos.
Em suma, a química causa grandes danos se você não cuida do cabelo constantemente já que cabelos quimicamente tratados precisam de uma atenção maior e escolher um cabeleireiro bom e de sua confiança que pode avaliar seu cabelo e indicar um tratamento antes e depois da química para assim manter o cabelo mais saudável possível.

3 - Permanente

Você provavelmente já sabe quão prejudicial é permanente para o cabelo.
Permanentes fazem para a estrutura do seu cabelo o mesmo que químicas de alisamento e descolorantes, deixando o cabelo mais fraco e ao longo do tempo o cabelo se torna quebradiço, sem brilho e danificado.
É uma opção para muitas mulheres em transição ou não, mas lembrando que esses danos só se tornam extremos em excesso, por exemplo se usa sempre o permanente e não dá uma pausa para cuidar do cabelo ou deixar ele natural por um tempo.

4 - Não cortar as pontas

No caso de ter pontas duplas ou nós de fada.
Com o tempo, as suas pontas duplas terão uma divisão ainda maior e isso vai fazer seu cabelo ficar mais fraco e fino.
Não tenha medo se você pretende ter o cabelo mais longo, as pontas duplas são um beco sem saída em seus objetivos de crescimento do cabelo de qualquer maneira. Manter as pontas duplas é trabalhar contra o seu comprimento e da saúde geral do cabelo, cortar as pontas dá a seu cabelo a chance de reiniciar e crescer saudável.
Portante, independente do crescimento do cabelo, corte regularmente em intervalos de meses.

5 - Penteados apertados

Se você opta por penteados apertados o tempo todo saiba que isso está arrancando os cabelos, além de causar dor de cabeça.
Não só em cabelos crespos e cacheados, mas o uso frequente de penteados apertados para qualquer tipo de cabelo é prejudicial.
Quando usar penteados apertados, certifique-se de estar com o cabelo bem hidratado e se passar a noite com o cabelo preso, lembre-se de não apertar ou de não usar rabo de cavalo muito baixo para não correr o risco do cabelo quebrar ou até mesmo ser arrancado durante a noite.
Não estou falando para não usar penteados apertados (eu mesma uso), mas tente não fazer isso o tempo todo.

6 - Lavar o cabelo demais

Se você lavar o cabelo todos os dias você estará tirando do cabelo os seus óleos naturais e seu couro cabeludo vai tentar compensar isso repondo o que perdeu deixando o cabelo muito oleoso.
A menos que seu cabelo esteja sujo, lave-o a cada dois dias ou até mesmo a cada poucos dias.
"Quando digo lavar todos os dias, me refiro a lavar com shampoo, já que a função limpante dele também retira em grande parte os óleos e a umidade natural do cabelo."

7 - Escovar a partir da raiz

Escovar com um curso longo de cima para baixo pode facilmente causar a ruptura do cabelo. 
Se possível separe o cabelo em seções de 3 ou mais partes e escove começando da ponta para a raiz. Dessa maneira é muito menos estressante para você e para o seu cabelo.

8 - Usar muitos produtos de cabelo

Usar um zilhão de produtos pode causar uma grande acumulação em seu cabelo e no couro cabeludo, você vai acabar tirando os bloqueios que mantem os seus óleos naturais quando "remover" todo o acumulo de produtos no cabelo.
Então não encha o cabelo com muitos produtos, você não precisa de tantos, use os que gosta com intervalos regulares ou também pode optar por seguir ou fazer seu próprio cronograma capilar.

9 - Escovas de cabelo

É um problema muito comum manter escovas velhas e/ou sujas e muitas pessoas não mantem a escova limpa ou não trocam de tempo em tempo.
Seja antigo ou sujo a escova é um terreno fértil para germes e resíduos. Uma receita rápida e fácil para manter a escova e limpa e não se preocupar com isso é "usar o seu shampoo favorito, bicarbonato de sódio e água (em parte iguais)" para limpar suas escovas de cabelo pelo menos uma vez por mês. Isso vai matar as bactérias e remover o óleo, poeira e sujeira.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Certamente há outros maus hábitos, porém os que listei acima são os mais frequentes e comuns entre as mulheres.
Espero que tenham gostado e se tiver algo a incluir na lista comente abaixo ou nas redes sociais.



Confira também

0 comentários

Último video

#aromadecachos