Dicas para preservar produtos caseiros

setembro 19, 2015



É essencial saber como preservar e prolongar a vida de prateleira de alguns produtos caseiros e misturas usadas para potencializar uma hidratação ou apenas para revitalizar o cabelo em bad hair days. A lista a seguir consiste em métodos de conservação básicas que são fundamentais para qualquer mistura natural:

Refrigeração
Conserve na geladeira os produtos à base de aloe vera, água ou suco por um curto período de tempo (por exemplo algumas semanas). A temperatura fria do refrigerador vai atrasar o crescimento de bactérias e fungos.

Congelamento
Use o congelador para preservar produtos à base de aloe vera, sumo ou água (por exemplo, misturas de hidratação profunda) para um período mais longo (várias semanas a alguns meses). Coloque o produto no frigorífico para descongelar na noite antes de o utilizar.

Utilize utensílios e recipientes limpos
Banhe utensílios e recipientes em uma solução de água quente e sabão antes da mistura. Uma alternativa é para limpar os utensílios e recipientes com álcool. O sabão ou álcool matam bactérias que poderiam contaminar sua mistura.

Adicionar um óleo
Alguns óleos podem atuar como um conservante devido as suas propriedades antimicrobianas. Por exemplo chá de lavanda, limão, tomilho, alecrim contém essas propriedades. (Entenda, no entanto, que os óleos não são tão eficazes como preservativos químicos convencionais e pode exigir altas concentrações para fornecer alguma atividade antimicrobiana.) Aquelas que estão grávidas ou são sensíveis aos óleos devem falar com seus médicos antes de usar.

Não use os dedos para obter um produto à base de água
Os nossos dedos contém toneladas de bactérias e podem contaminar tais produtos. Em vez disso, use um utensílio limpo para ajudar na obtenção da quantidade de produto que você precisa para uso.

Armazenar produtos não-refrigerados em áreas escuras
Relativamente a determinados produtos que não necessitam de refrigeração, a exposição à luz solar direta e calor podem criar um ambiente propício a fungos. Assim, recomenda-se manter tais produtos em áreas escuras, frias.

Não são conservantes, mas ainda ÚTEIS
Adicione o óleo de vitamina E ou óleo de extrato de alecrim:
Estes óleos podem retardar a oxidação de produtos que contenham certos óleos, tais como abacate, prímula, linho, cânhamo, ou de amêndoa doce. A vitamina E e extrato de alecrim são antioxidantes, e não conservantes.

Espero que tenham gostado das dicas acima para preservação e prolongamento da vida de receitas ou misturas caseiras.

Poderá gostar também

0 comentários